Como investir em precatórios na Mercatório?

Atualizado em 4 de abril de 2023 por natalia

Precatórios são ativos que estão se tornando cada vez mais populares e atraindo a atenção de investidores. No entanto, muitas pessoas ainda não sabem como lidar com esse investimento. Por isso, preparamos um artigo exclusivo para você aprender a investir em precatórios com a plataforma da Mercatório — de maneira segura e com ajuda profissional especializada. Boa leitura, continue até o final que temos uma surpresa incrível com prazo de 24 horas!

O que são e como funcionam os precatórios?

Precatórios são dívidas que o governo deve pagar a pessoas físicas ou jurídicas após condenações em processos judiciais— seja em processos trabalhistas, previdenciários, tributários, entre outros. Após o julgamento, vem a emissão do crédito, que entra em uma fila de pagamentos em ordem cronológica. Ou seja: paga-se o mais antigo primeiro.

As vantagens de investir em precatórios são a segurança e a alta rentabilidade. Por ser um investimento garantido pelo próprio governo (federal, estadual ou municipal), é um caminho seguro para o investidor seguir.

Além disso, a rentabilidade dos precatórios pode ser muito atrativa, já que o valor devido se atualiza pela SELIC e/ou IPCA-E.

Vale notar ainda que os precatórios também possuem um deságio, ou seja, um desconto em relação ao valor original, o que pode aumentar ainda mais a rentabilidade do investimento.

Como investir em precatórios?

Vale a pena considerar investir em precatórios para diversificar seu portfólio. No entanto, é importante destacar que esse tipo de investimento pode não ser indicado a todos os perfis de investidores. É necessário ter conhecimento técnico e jurídico para avaliar os riscos envolvidos.

Portanto, recomendamos que você procure ajuda especializada para analisar prós e contras antes de tomar uma decisão. A Mercatório é uma plataforma especializada e conta com ativos selecionados por uma equipe de especialistas que acompanha o mercado de precatórios. Confira, a seguir, o guia que preparamos para os seus primeiros passos.

Como fazer seu cadastro na Mercatório?

Para se cadastrar, o processo é muito simples. Basta acessar nossa plataforma gratuita e selecionar a opção “cadastrar”. Em seguida, adicione seus dados pessoais e de acesso para conseguir investir e acompanhar seus investimentos. As informações incluem:

  • Nome e sobrenome;
  • E-mail;
  • Senha (com repetição);
  • Código de indicação (se aplicável).

Vale notar, por fim, que o usuário que deseja se cadastrar precisa ter pelo menos 18 anos, além do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ativo.

Como descobrir oportunidades de investimentos na Mercatório?

Após finalizar seu cadastro, você terá acesso a informações sobre novas oportunidades através do seu e-mail. Além disso, na aba “oportunidades” dentro da Plataforma, você também pode consultar a oferta de precatórios disponíveis para começar a investir.

Todo mês, surgem aproximadamente duas novas oportunidades de investimentos em nossa plataforma para que os investidores aloquem seu capital. Então, acompanhe nossos e-mails e olhe periodicamente a aba “oportunidades” para descobrir novas possibilidades.

Por fim, você também pode acompanhar as redes sociais da Mercatório e ficar de olho nas novidades que divulgamos por lá.

Quais precatórios estão disponíveis na Mercatório?

Atualmente, a maioria dos precatórios divulgados pela Mercatório são precatórios federais. Sendo assim, o devedor é o governo federal ou um ente vinculado a ele.

Entretanto, eventualmente podem ser disponibilizados precatórios estaduais ou municipais em nossa plataforma. Nesses casos, haverá informações específicas para que o investidor tenha ciência sobre a natureza do investimento.

Como investir em precatórios na Mercatório?

O primeiro passo é realizar o cadastro na plataforma de investimentos. A seguir, você receberá um e-mail com informações para o cadastro. É necessário preencher suas informações pessoais e o perfil de investidor (Suitability) para que, quando uma nova captação estiver disponível, você possa investir em poucos passos.

É importante ficar de olho nos e-mails, redes sociais e na própria plataforma, já que sempre há um “Save the Date” anunciando data e horário de abertura da próxima oportunidade.

Normalmente, esse comunicado é feito com três dias de antecedência, mas pode variar conforme o precatório, valor da cota, prazo estimado e rentabilidade.

Assim que a oportunidade estiver aberta na plataforma, é aconselhável que o interessado realize a compra da cota o quanto antes, tendo em vista que poucas cotas ficam disponíveis e a procura é alta.

Para efetivar o investimento, basta selecionar a opção “Investir” na aba de oportunidades e, em seguida, o investidor terá acesso à tela com as informações essenciais sobre o ativo. Após escolher o número de cotas e assinar o contrato, basta realizar o pagamento.

investimento no precatório ficará pendente até a confirmação do pagamento, o que geralmente ocorre em até três dias. O prazo de vencimento do QR Code ou boleto indica o prazo para pagar.

Dessa forma, se o pagamento não ocorrer dentro desse prazo, o investimento é cancelado e a cota volta a ficar disponível para outros investidores.

Quanto custa investir em precatórios na Mercatório?

A Mercatório oferece cotas de precatório com valores, em média, de R$4.500. Isso permite que investidores com menos capital tenham acesso a esse tipo de investimento. Além disso, há um limite de cerca de R$25.000 para cada oportunidade de investimentos. Pode-se pagar pelas cotas através de boletos ou transferências via Pix.

Por fim, para acompanhar seus investimentos, basta acessar a aba “Meus Investimentos”. Além disso, qualquer mudança é comunicada por e-mail.

Como retirar seu dinheiro na plataforma?

Cada precatório tem suas próprias características de rentabilidade, prazo de pagamento, entre outras particularidades. Por isso, oferecemos uma Lâmina do Investimento (Teaser), que contém as principais informações a respeito do ativo em questão, conferindo transparência ao investidor.

Os precatórios que oferecemos na Mercatório têm prazo de vencimento estimado que varia de 12 a 30 meses, aproximadamente. Dessa forma, os investidores podem escolher seus ativos com base no seu horizonte de investimentos.

Uma vez que o governo pague o valor do precatório, a Mercatório faz os cálculos necessários e transfere o dinheiro da rentabilidade proporcional à cota do investidor.

Sendo assim, entre a análise da Mercatório e o depósito na conta do investidor, estima-se um período de cerca de 2 dias úteis. Esse tempo é necessário para calcular com exatidão a rentabilidade do ativo, uma vez que ele possui a característica de renda híbrida. Ou seja, possui a correção monetária com base na Taxa Selic ou IPCA, em geral. E um deságio, que é o valor com desconto pelo qual o detentor original do precatório vendeu o seu ativo.

Viu como é fácil investir em precatórios? Para ter acesso aos investimentos acesse a nossa plataforma e diversifique a sua carteira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Como investir em precatórios na Mercatório?”