Como diversificar a carteira em 2023? Conheça 5 ativos

Atualizado em 7 de fevereiro de 2023 por natalia

Saber como diversificar a carteira é um ponto crucial para o sucesso em investimentos, pois diminui os riscos ao alocar capital.

O objetivo deste artigo é compartilhar informações sobre as melhores opções de ativos financeiros para diversificar seu portfólio em 2023 um período de alta da inflação. Você também terá dicas práticas para alcançar seus objetivos financeiros. Boa leitura!

Qual a importância de diversificar a carteira de investimentos?

Diversificar a carteira de investimentos é crucial para minimizar riscos e aumentar o retorno financeiro ao longo do tempo.

Ao alocar seus recursos em diferentes tipos de ativos — como ações, títulos, imóveis, entre outros — você não coloca todo o dinheiro em um único investimento. Isso protege contra possíveis perdas em caso de flutuações no mercado, além de maximizar as chances de retornos positivos.

Já que a diversificação permite equilibrar o risco e o retorno, você ganha maior estabilidade e segurança financeira. Portanto, saber como diversificar a carteira é uma estratégia essencial para o sucesso de suas aplicações financeiras.

Quais os melhores investimentos para diversificação em 2023?

Agora que você já sabe como a diversificação pode contribuir com seus resultados, confira, a seguir, 5 investimentos para diversificar a carteira em 2023.

1. Precatórios

Uma alternativa de investimento que não está correlacionada com bolsa, dólar, ouro e outros ativos, os precatórios proporcionam maior estabilidade e segurança em momentos de volatilidade.

Além disso, representam um investimento extremamente seguro. Afinal, trata-se de uma dívida atrelada ao governo (federal, estadual ou municipal), o que dá mais segurança em relação ao pagamento.

No entanto, há fatores que o investidor deve considerar ao diversificar investimentos com precatórios. Por isso, vale a pena consultar um profissional especializado.

2. Ouro

É um ativo que muitos consideram como uma proteção à inflação, pois tende a se valorizar em momentos de incerteza econômica, como crises.

Pode-se comprar o ouro diretamente na Bolsa de Valores através de Exchange Traded Funds (ETFs), ou fundos de índice. Porém, o investidor deve saber que há volatilidade nesse tipo de ativo.

Além disso, também é possível comprar o ouro de forma direta, mas há taxas envolvidas, sem contar a necessidade de proteção.

3. Tesouro Direto

É uma opção segura e de baixo risco, na qual o investidor empresta o seu dinheiro ao governo federal. Existem vários tipos de títulos públicos no programa do Tesouro Direto.

O Tesouro Selic, por exemplo, possui liquidez diária e conta com retornos atrelados à taxa Selic. Já o Tesouro IPCA tem sua rentabilidade atrelada ao IPCA somada a um percentual adicional, sendo um ativo de longo prazo.

4. Ações

Oferecem potencial de retorno significativo, mas também carregam um risco maior do que a renda fixa. Afinal, são ativos voláteis e entram no grupo de opções disponíveis dentro da renda variável.

É importante escolher empresas sólidas e com boa performance financeira para minimizar o risco. Uma das formas defazer isso é por meio da análise fundamentalista dos ativos, conceito que é parte do dia a dia dos investidores de valor.

Há vários tipos de ações: pequenas e grandes empresas (small caps e blue chips, respectivamente), setores diferentes (bancos, commodities, tecnologia), entre outras classificações.

5. Fundos imobiliários

Apesar de serem ativos de renda variável, os Fundos Imobiliários (FIIs) são uma opção de investimento maisconservadora do que as ações. Oferecem retornos estáveis e menor risco em comparação com empresas listadas na bolsa.

De fato: esses fundos costumam pagar dividendos todos os meses, o que para muitos dá uma maior previsibilidade em relação aos seus ganhos mensais.

Dessa forma, muitas pessoas começam na renda variável através dos FIIs, que podem ser de tijolo (para quem investe em imóveis físicos) ou de papel (recebíveis como letras de crédito e outros ativos imobiliários).

Como diversificar a carteira em 2023?

Já que saber diversificar seus investimentos ajuda a diminuir riscos, nada como contar com algumas dicas fáceis de seguir.

Primeiramente, um passo importante é nivelar risco e retorno. É importante encontrar um equilíbrio entre investimentos de alto risco com alta rentabilidade e investimentos de baixo risco com baixa rentabilidade.

Em segundo lugar, é fundamental alocar recursos de forma adequada. Conhece o ditado sobre não colocar todos os ovos em uma só cesta? Portanto, é importante alocar seus recursos de forma diversificada, levando em conta risco e retorno financeiro.

Além disso, acompanhar o desempenho dos investimentos sempre ajuda na tomada de decisões, bem como na aplicação de ajustes, quando necessário.

Por fim, avaliar os indicadores econômicos do país e as mudanças na macroeconomia global também ajudam a melhorar a rentabilidade dos ativos.

Por que incluir precatórios na diversificação?

Investir em precatórios é uma maneira eficaz de diversificar a carteira de investimentos em 2023. Eles oferecem estabilidade e segurança em momentos de volatilidade, pois não estão correlacionados com outros ativos, como a bolsa, o dólar ou o ouro.

Além disso, diversificar com precatórios ajuda a equilibrar o risco e o retorno, garantindo um rendimento mais estável ao longo do tempo.

Portanto, incluir precatórios na sua carteira de investimentos é uma estratégia sábia para quem busca diversificar suas aplicações financeiras.

Vale a pena diversificar os investimentos em 2023?

Por fim, fica claro que a diversificação é fundamental para o sucesso de uma carteira de investimentos. Para isso, éimportante considerar diferentes opções de ativos, equilibrar risco e retorno, alocar os recursos de forma adequada e acompanhar o desempenho dos investimentos.

Ao seguir estas dicas, é possível maximizar as chances de sucesso e diminuir o risco de perdas na hora de investir.

Além disso, investir em precatórios ficou muito mais fácil. Antes, esse era um ativo que exigia uma grande quantia de dinheiro. Porém, hoje existem cotas de precatórios com valores a partir de R$4500. Seja qual for a sua escolha, lembre-se de que há vários fatores a considerar enquanto você avalia as opções sobre como diversificar a carteira e aumentar seu retorno financeiro. E você pode contar com um profissional especializado para ajudar na tomada de decisões.

Quer saber mais sobre o tema? Leia sobre a nova grande aposta de investimento no Brasil para incluir na sua carteira.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *