5 principais indicadores econômicos para acompanhar

Atualizado em 6 de fevereiro de 2023 por natalia

O que são indicadores econômicos? Quem investe, já conhece ou pelo menos ouviu falar. Pois são dados que representam a situação econômica de um país ou região durante um determinado período.

A coleta e análise desses índices ajuda a entender como a economia funciona, além de melhorar a tomada de decisões financeiras tanto do setor público quanto do setor privado.

Por isso, acompanhar os principais indicadores é fundamental antes de investir, seja em renda fixa ou renda variável. Quer saber mais sobre eles? Acompanhe!

Qual a importância dos indicadores econômicos para os investimentos?

importância dos indicadores econômicos é muito grande na hora de avaliar um investimento, pois eles ajudam a entender a perspectiva econômica de uma região. Esse é um fator importante para o desempenho dos ativos.

Sendo assim, indicadores como PIB, taxa de desemprego, inflação, juros e balanço comercial fornecem informações relevantes sobre o potencial de rentabilidade de um investimento, a situação macroeconômica de um país e muito mais.

Por fim, essas métricas podem ajudar a identificar tendências econômicas (como crises econômicas ou períodos de bull market), avaliar riscos e melhorar decisões de investimento.

Quais são os principais indicadores econômicos?

Há uma série de indicadores econômicos, que podem influenciar o retorno financeiro de um investimento. Confira, a seguir, os principais para observar na hora de investir.

1. Taxa de Juros

taxa de juros é a taxa praticada na economia, seja pelo governo na rentabilidade dos seus títulos públicos ou por instituições financeiras nos empréstimos que concedem.

A taxa básica de juros no Brasil é a Taxa Selic, que é definida pelo Banco Central. Essa métrica também ajuda a controlar da economia. Quanto maior a taxa de juros, menos dinheiro será emprestado, o que contribui para desacelerar a economia.

Por outro lado, quando as taxas de juros são altas, os investimentos de renda fixa (como títulos do governo) são mais atrativos. Isso pode levar a uma queda nos preços das ações.

2. Inflação

inflação é a taxa geral de aumento dos preços de bens e serviços. Ela afeta o valor do dinheiro ao longo do tempo.Sendo assim, quando a inflação é alta, o valor do dinheiro diminui, o que pode levar a uma perda do poder de compra.

Além disso, a inflação também pode afetar o rendimento dos títulos. Isso ocorre porque as taxas de juros passam por um ajuste para compensar a perda do poder de compra.

3. Produto Interno Bruto (PIB)

PIB é a medida do valor total de bens e serviços produzidos em uma economia durante um determinado  período de tempo.

Portanto, o crescimento do PIB mede a saúde da economia e serve como um indicador de crescimento econômico. Ou seja: quando o PIB cresce, geralmente significa que a economia está forte e que as empresas estão ganhando dinheiro, o que pode ser um bom sinal para investidores.

4. Taxa de Desemprego

taxa de desemprego é a proporção de pessoas à procura de emprego, mas que ainda não conseguiram encontrar um trabalho.

Esse índice é importante, pois reflete o momento pelo qual a economia passa. Quando a taxa de desemprego está baixa, significa que a economia está forte. No entanto, quando o desemprego é alto, significa que a economia está fraca e que as empresas estão demitindo.

5. Balança Comercial

Por fim, a balança comercial é a diferença entre as exportações e as importações. Assim, se a economia tem uma balança comercial positiva, significa que está exportando mais do que está importando. Já se a economia tem uma balança comercial negativa, ela importa mais do que exporta.

Isso é fundamental para investidores internacionais. Ao avaliar a situação econômica de um país, eles podem analisar o retorno de investimento de precatórios, títulos públicos, ações e outros ativos da região.

Como acompanhar os indicadores econômicos?

Para acompanhar os indicadores econômicos, há algumas fontes de informações confiáveis que estão disponíveis online. Por exemplo: diversos órgãos governamentais fornecem dados econômicos, como o Banco Central (BACEN), Ministério da Fazenda, IBGE, FGV, entre outros.

Essas instituições têm portais na web que atualizam constantemente os dados econômicos, sendo possível acompanhá-los através de suas fontes oficiais. Além disso, há uma variedade de recursos online para acompanhar e interpretar indicadores econômicos, como sites de notícias, aplicativos de finanças, publicações econômicas e boletins de análise econômica.

De forma geral, é melhor buscar informações em sites oficiais de instituições do governo e de portais de notícias confiáveis. Investidores de valor, por exemplo, estão familiarizados com esse tipo de métrica.

Qual o impacto dos indicadores econômicos nos precatórios?

Os precatórios são créditos que o governo emite para o pagamento de dívidas, mas que também podem funcionar como investimentos. Por isso, o impacto dos indicadores econômicos nos precatórios é bastante relevante.

Por exemplo: a correção dessas dívidas tem vínculo com esses índices para garantir a atualização do valor e evitar a perda de dinheiro. Além disso, também oferece mais segurança aos investidores. Afinal, eles sabem que o valor de seus títulos é atualizado de acordo com a variação da economia.

O índice de correção dos precatórios pode ser vinculado ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE (assim como o Tesouro IPCA, um título público federal).

Também é possível que haja vinculação à taxa Selic, definida pelo Banco Central. A escolha do índice varia dependendo de cada estado.

Por que acompanhar indicadores econômicos ao investir?

Conhecer e acompanhar os principais indicadores — como taxa de juros, inflação, Produto Interno Bruto (PIB), taxa de desemprego e balança comercial — é fundamental para tomar decisões melhores ao investir.

Ao vincular a correção de precatórios a indicadores como o IPCA e a taxa Selic, o investidor tem a garantia de atualização do valor do título, além da preservação do poder aquisitivo do dinheiro.

Para acompanhar e interpretar indicadores econômicos, é importante ter acesso a fontes de informação, como sites do governo e portais de notícias de confiança, e recursos online de qualidade.

A relação entre os precatórios e indicadores econômicos, para muitos, pode ser difícil de entender. Por isso, muitos investidores podem preferir a ajuda de um profissional qualificado. Com a Mercatório, é possível comprar cotas de precatórios a partir de R$4500. Trata-se de um valor mais acessível para investidores com menos capital disponível para aportes.

Por isso, se você tem interesse em investir em precatórios, cadastre-se na nossa plataforma e conheça as principais oportunidades disponíveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *