Investimento em Precatórios: A Nova Grande Aposta de Investimento no Brasil

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 por natalia

Investimento em precatórios é uma possibilidade de alocar capital que tem ganhado muita popularidade nos últimos tempos no Brasil.

No entanto, muitas pessoas não sabem do que se trata esse investimento, nem como ele pode trazer uma rentabilidade atraente de maneira segura — mesmo em períodos de alta da inflação.

Quer saber mais sobre o tema? Então, continue a leitura do artigo e aprenda como investir em precatórios.

O que é investimento em precatórios?

Investimento em precatórios é a compra de direitos de crédito, com deságio, cujo devedor é alguma entidade da administração pública. Em outras palavras, a aquisição de dívidas judiciais reconhecidas pelo Estado. Essas dívidas recebem o nome de precatórios e são provenientes de ações judiciais contra o Estado (indenizações, pensões e outros casos).

Investir em precatórios pode ser considerado um investimento cujo risco de crédito é baixo, pois possui a garantia de pagamento pelo governo.

De fato, por causa dessa maior segurança, esses créditos são representam um tipo de investimento à prova de crises econômicas.

Como funciona o investimento em precatórios?

Mas afinal, o que é investir em um precatório e como isso pode gerar rentabilidade ao investidor? Para ter as respostas, é fundamental saber como funciona o investimento em precatórios:

  • Primeiramente, o Estado é condenado por uma ação judicial e é obrigado a pagar uma determinada dívida, que recebe o nome de precatório;
  • Esse crédito então entra em uma lista, seguindo a prioridade na ordem de pagamento estabelecida pela legislação;
  • Sendo assim, os investidores podem comprar esses direitos de crédito, que representam a promessa de acerto de contas do Estado, e aguardar o pagamento;
  • Por fim, o Estado é obrigado a pagar os precatórios em ordem de prioridade, enquanto os investidores recebem o valor de acordo com a posição na lista.

A garantia de pagamento vem do Estado. Aliás, Estado aqui pode significar qualquer entidade da administração pública nas três esferas: federal, estadual e municipal. Por isso, investir em precatórios é uma alternativa segura de investimentos.

No entanto, antes de seguir esse caminho, o ideal é que o investidor busque uma plataforma especializada para ter um auxílio de confiança na alocação de capital. 

Quais investimentos são similares aos precatórios?

É fato que esse tipo de investimento se assemelha a alguns ativos de renda fixa, mas que a rentabilidade final é pós-fixada. Sendo assim, para facilitar o entendimento, vale a pena listar alguns investimentos parecidos com precatórios.

Títulos públicos federais

Os títulos públicos federais são emitidos pelo governo federal, como Letras do Tesouro Nacional, com garantia do Estado e remuneração determinada no momento do investimento. São popularmente conhecidos como Tesouro Direto.

Há, de fato, muitas variedades dentro dos títulos públicos federais: títulos pré ou pós-fixados, de curto e longo prazo, com ou sem pagamento de juros semestrais. Por isso, o investidor deve estudar qual é a melhor opção de acordo com seus objetivos financeiros.

CDBs

Em segundo lugar, os Certificados de Depósito Bancário (CDB) são títulos emitidos por empresas ou instituições financeiras. Também compõem as opções de renda fixa, podendo ter diferentes características relativas ao prazo de vencimento, liquidez, rentabilidades, entre outros.

CRIs e CRAs

Além disso, os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI) e Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) são promessas de pagamento em dinheiro lastreados em crédito imobiliário e do agronegócio, respectivamente.

Esses investimentos costumam ter uma rentabilidade atraente, mas baixa liquidez e são voltados para o longo prazo.

Fundos Imobiliários de Papel

Por fim, os Fundos Imobiliários de Papel (FIIs de papel) são fundos que investem em ativos imobiliários, como letras de crédito imobiliário, letras hipotecárias e, é claro, certificados de recebíveis imobiliários.

Por isso, eles se assemelham de alguma forma aos precatórios no sentido de envolver promessas de pagamentos. No entanto, esses investimentos também alocam capital em outros ativos — até mesmo cotas de outros FIIs. Além disso, estão no grupo da renda variável, sendo portanto mais arriscados.

Pontos de atenção antes de investir em precatórios

Antes de seguir em frente, leve em consideração dois fatores: prazo e liquidez.

É um investimento de longo prazo

O prazo para receber o pagamento é, via de regra, longo, podendo levar vários anos até que o dinheiro chegue nas mãos do investidor. Por isso, quem busca ganhos de curto prazo pode não gostar dessa modalidade de investimentos.

Tem baixa liquidez

A liquidez desse investimento é menor do que outros tipos de ativos — ou seja, é mais difícil vender um precatório, antes do seu vencimento, se comparado com investimento no mercado acionário.

No entanto, isso já está mudando. Nos últimos anos, algumas plataformas desenvolveram um sistema que permite o mercado secundário de compra e venda de precatórios. A mudança traz maior liquidez para esse tipo de ativo.

Pontos positivos do mercado de precatórios

Além dos pontos de atenção, há também pontos positivos ao investir em precatórios: garantia de pagamento, rentabilidade e diversificação.

Garantia de Pagamento

O investimento em precatórios é garantido pelo Estado. Ou seja: há uma maior segurança de que o dinheiro investido será recuperado em comparação com outros ativos — de renda fixa ou variável.

Rentabilidade atraente

A rentabilidade dos precatórios pode ser alta, especialmente ao avaliar outros investimentos de renda fixa. Além disso, o valor dos créditos pode aumentar se o Estado atrasar o pagamento. Ainda que isso represente uma demora maior para receber, isso pode resultar em uma maior rentabilidade para o investidor.

Diversificação do portfólio

Optar por precatórios pode ser uma forma de diversificar o portfólio de investimentos. Afinal, os riscos são diferentes dos riscos apresentados pela maior parte dos outros investimentos.

Como investir em precatórios?

É verdade que, para muitas pessoas, o investimento em precatórios pode parecer algo muito complexo de ser feito e que exige uma grande quantidade de capital. No entanto, isso não é mais verdade.

Hoje em dia, existem várias formas de investir em precatórios, inclusive mais acessíveis a investidores com menos capital. Por exemplo: eles podem comprar cotas de um precatório e, com isso, ganhar parte da rentabilidade final.

Aqui na Mercatório, você pode comprar cotas de precatórios a partir de R$4.500, de forma simples, segura e 100% online. Por isso, se você tem interesse em investir nesse tipo de ativo, faça um cadastro na nossa plataforma e conheça as principais oportunidades de investimento em precatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *