Tesouro SELIC: saiba como investir

Atualizado em 20 de abril de 2023 por washington

Investir no Tesouro Selic pode ser uma ótima opção para quem busca rentabilidade e segurança em seus investimentos, além de diversificar a carteira.

Neste artigo, você vai saber como funciona o Tesouro Selic antes de dar o próximo passo. Vamos avaliar os benefícios, os riscos envolvidos e como escolher a melhor corretora para aplicar seu dinheiro. Boa leitura!

O que é o Tesouro SELIC e como funciona?

O Tesouro Selic é um título público de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional, que tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia brasileira. Uma de suas principais características é ser bastante seguro, além de um ativo líquido, o que o torna uma opção interessante para quem busca investimentos de baixo risco e boa liquidez.

Seu funcionamento é bem simples! Ao escolher esse título, o investidor empresta dinheiro ao governo brasileiro por um determinado período. Em troca, recebe uma rentabilidade que acompanha a variação da Selic. Assim, quando a taxa básica de juros sobe, a rentabilidade do título também aumenta e vice-versa.

Outra vantagem do Tesouro Selic é que o investidor pode resgatar o valor investido em qualquer momento, sem perder dinheiro. Além disso, é possível investir a partir de quantias baixas, o que torna esse título acessível a um público mais amplo.

Em resumo, é um título de renda fixa emitido pelo governo com boa rentabilidade, segurança e liquidez, sendo uma escolha interessante para quem quer uma opção mais rentável do que a poupança.

Quais os benefícios de investir no Tesouro Nacional?

Existem vários benefícios no Tesouro Selic, um título de renda fixa emitido pelo Tesouro Nacional e que tem sua rentabilidade atrelada à taxa básica de juros da economia brasileira — a Selic.

Em primeiro lugar, esse ativo é considerado um investimento seguro e de baixo risco, pois é garantido pelo governo. Além disso, oferece boa rentabilidade, que acompanha a variação da Selic. Então, o investidor pode obter ganhos significativos em momentos de alta da taxa básica de juros.

Outra vantagem desse título é a sua liquidez, ou seja, a facilidade com que o investidor pode resgatar o dinheiro investido. Ao contrário de outros investimentos de renda fixa, como os CDBs, o Tesouro Selic permite o resgate a qualquer momento, sem perdas.

Por fim, o Tesouro Selic também é acessível, pois não exige altos valores — o que é bom para quem está começando a investir e também para quem busca diversificar a carteira de investimentos. Entretanto, a renda desse tipo de investimento é muito menor do que a rentabilidade dos precatórios, que possuem renda híbrida, por exemplo.

Como investir no Tesouro SELIC?

Investir no Tesouro Selic é um processo relativamente simples e pode ser feito pela internet diretamente do site do Tesouro Direto — a plataforma de negociação de títulos públicos do governo brasileiro. Para investir no Tesouro Selic, siga os seguintes passos:

  • Abra uma conta em uma corretora de valores. Existem diversas corretoras que oferecem esse serviço e é importante escolher uma que atenda às suas necessidades;
  • Acesse o site do Tesouro Direto após abrir a conta e faça seu cadastro como investidor;
  • Escolha o título entre as opções disponíveis e defina o valor que deseja investir;
  • Basta realizar a compra do ativo através da plataforma da corretora de valores depois de definir o valor do investimento.

Por fim, é importante acompanhar periodicamente a rentabilidade do título e o valor investido.

Quais são os riscos desse tipo de investimento?

O investimento no Tesouro Selic é considerado de baixo risco, pois se trata de um título público emitido pelo governo. Porém, assim como qualquer investimento, há riscos que o investir deve considerar.

Um dos riscos do Tesouro Selic pode afetar sua rentabilidade. Se a taxa básica de juros cair, o retorno do Tesouro Selic também pode sentir esses efeitos, reduzindo seus ganhos.

Outro risco é a possibilidade de perda do valor real do investimento em decorrência da inflação. A rentabilidade do Tesouro Selic pode ser afetada pela inflação. Ou seja, o investidor pode não obter ganhos reais (acima da inflação). Para contornar isso, é possível investir em precatórios, que possuem o ajuste pela inflação e a rentabilidade proveniente do deságio.

Além disso, é importante lembrar que a liquidez do Tesouro Selic pode ser afetada em momentos de alta volatilidade do mercado, dificultando a venda do título em caso de necessidade.

Por fim, é importante destacar que a escolha da corretora de valores é fundamental para o sucesso do investimento. Corretoras com baixa reputação ou que apresentem problemas operacionais podem afetar a segurança e a eficiência das operações realizadas.

Como escolher a melhor corretora para investir?

Ao escolher uma corretora para decidir como investir no Tesouro Selic, é importante considerar alguns fatores que ajudam a garantir a segurança e eficiência do seu investimento. Entre as principais dicas para acertar na escolha:

  • Verifique se a corretora tem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) — órgão regulador do mercado financeiro e que autoriza as corretoras a operar no setor;
  • Faça pesquisas na internet e confira a reputação da corretora em sites especializados e nas redes sociais;
  • Compare também as taxas cobradas, como as taxas de custódia e de corretagem, para escolher a opção mais vantajosa;
  • Avalie a qualidade do atendimento ao cliente, do suporte oferecido à agilidade para resolver problemas, além de sondar se ela oferece outros ativos para a diversificação da carteira;
  • Analise a qualidade da plataforma da corretora, verificando a facilidade de uso e a rapidez das operações.

Enfim, ao considerar esses fatores, fica mais fácil escolher a melhor corretora para investir no Tesouro Selic e garantir a segurança e eficiência das suas operações. Além disso, se você busca um investimento mais rentável, os precatórios são uma opção viável, já que representam uma forma de renda híbrida e possibilita que você invista enquanto conta com ajuda profissional e cotas a partir de R$4500.

Está em dúvida? Então, confira uma comparação completa entre Tesouro Selic e Precatórios, que preparamos para tornar a sua decisão mais fácil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *