Ibovespa x Precatórios: qual o melhor investimento?

Atualizado em 15 de maio de 2023 por washington

Ibovespa x Precatórios, em qual investir? Escolher o investimento certo pode não ser uma tarefa fácil para quem quer diversificar a carteira. Conhecer as características de cada ativo é essencial para tomar a melhor decisão e ter um retorno mais satisfatório.

Neste artigo, vamos comparar as duas opções. Analisaremos os pontos fortes e fracos de cada uma para que o leitor possa fazer escolhas mais assertivas e de acordo com suas necessidades e objetivos financeiros. Tudo pronto para acompanhar? Boa leitura!

O que é Ibovespa?

O Ibovespa é o principal indicador de desempenho do mercado de ações brasileiro, composto pelas ações das empresas mais negociadas na B3.

A função do Ibovespa no mercado de ações é agir como uma medida do comportamento médio dos preços desses ativos, sendo utilizado como referência para a análise e avaliação do desempenho do mercado de capitais no Brasil.

Características do Ibovespa

Investir em ações pode trazer vantagens, como a possibilidade de ganhos expressivos a longo prazo. Porém, também apresenta riscos, que vêm com a volatilidade dos preços e a chance de perda de capital.

A volatilidade representa a variação dos preços no curto prazo e pode gerar oscilações significativas no valor das ações. Ela é influenciada por diversos fatores — notícias econômicas, políticas e resultados das empresas, entre outros.

Diante disso, momentos de baixa do mercado podem ser oportunidades para comprar ações com preços mais atrativos. Portanto, é importante que os investidores avaliem cuidadosamente os riscos e os benefícios antes de investir em ações ao considerar a diversificação da carteira.

O que são Precatórios?

O precatório é uma ordem de pagamento que o Poder Judiciário emite após uma decisão legal. O resultado representa o reconhecimento do direito de uma pessoa ou entidade pública a uma indenização ou reparação de dano causado por outro ente público.

Essa decisão ocorre em processos judiciais que envolvem a cobrança de dívidas como desapropriações e ações trabalhistas, entre outros. Quem quer investir nesse ativo, pode contar com a plataforma da Mercatório e o suporte de especialistas.

Características dos Precatórios

Os precatórios funcionam como meio de pagamento quando o Estado deve indenizar um indivíduo. Além disso, recebem preferência em relação a outros acertos, tais como salários e aposentadorias.

O valor dos precatórios é definido por decisão judicial e não pode ser objeto de negociação ou transação entre as partes. O pagamento ocorre de acordo com o cronograma da União, estados ou municípios (conforme disponibilidade financeira).

Esses créditos são ajustados monetariamente e recebem juros, o que pode aumentar seu valor final. Não é por acaso que o mercado de precatórios é amplo e continua em expansão.

Ibovespa x Precatórios: em qual investir?

Agora que você já sabe como o Ibovespa funciona e também passou pelos precatórios e suas particularidades, é hora de acompanhar a comparação que preparamos. Para analisar os dois tipos de investimento, levamos alguns pontos em consideração: rentabilidade, segurança, prazo de pagamento e liquidez.

Rentabilidade

O Ibovespa é um indicador de desempenho do mercado de ações no Brasil e, como tal, a rentabilidade dos investimentos em ações pode variar significativamente, dependendo da performance desses ativos.

Historicamente, a rentabilidade do Ibovespa tem sido positiva a longo prazo, o que o torna uma das opções mais procuradas no país. Inclusive, vale destacar que o número de investidores na Bolsa de Valores aumentou consideravelmente nos últimos anos.

No entanto, a rentabilidade da Bolsa varia de acordo com o portfólio de ações: algumas se valorizam de forma relevante, enquanto outras perdem valor. Por isso, é importante diversificar.

Já a rentabilidade dos precatórios costuma ser mais previsível, pois é determinada por meio de uma decisão judicial. Embora o pagamento possa demorar alguns meses ou anos, a taxa de retorno pode ser calculada com mais precisão do que no caso das ações.

Em geral, os precatórios oferecem retornos mais modestos do que o mercado de ações, mas que possuem caráter híbrido: o deságio proveniente do preço de compra e venda do crédito e o reajuste pela inflação.

Segurança

Tanto o Ibovespa quanto os precatórios oferecem diferentes níveis de segurança para os investidores. Quando vem a pergunta se investir em ações é seguro, a resposta depende de alguns fatores.

O mercado de ações, em geral, é considerado mais arriscado, pois pode sofrer flutuações significativas devido a fatores externos. Por exemplo: mudanças políticas e econômicas, além de eventos imprevisíveis, como desastres naturais e crises globais.

Porém, com uma estratégia bem definida, é possível investir com segurança no mercado de ações e diminuir o risco através da diversificação e da busca por ações com fundamentos.

Os precatórios, por sua vez, oferecem um grau maior de segurança aos investidores. Isso ocorre pois são respaldados por uma decisão judicial e têm prioridade sobre outros pagamentos públicos. Além disso, como o próprio governo é o devedor, a segurança desse tipo de ativo é bastante alta. Essa é uma grande diferença entre Ibovespa x Precatórios.

Horizonte de Investimento

No caso do Ibovespa, é possível investir em ações levando em conta o curto, médio ou longo prazo. Existem estratégias de ações para curto prazo e ações para longo prazo, por exemplo.

Investidores com perfil mais agressivo podem optar por operações de curto prazo, como o day trade, aproveitando as rápidas variações do mercado. Já investidores com perfil mais conservador podem seguir o caminho dos investimentos de médio e longo prazo, como a compra de ações de empresas sólidas e com bom histórico de resultados.

Quando falamos em precatórios, são investimentos de médio e longo prazo, já que o pagamento pode levar anos. Investidores que buscam uma rentabilidade mais elevada e estão dispostos a esperar, podem encontrar nos precatórios uma opção interessante.

Liquidez

A liquidez é a facilidade de converter um ativo em dinheiro. Na comparação Ibovespa x Precatórios, há uma grande diferença. No caso da liquidez do Ibovespa, ela é considerada alta, já que é possível comprar e vender ações com rapidez e facilidade.

Isso ocorre porque o mercado de ações possui bastante movimentação, ou seja, existem muitos compradores e vendedores interessados, o que torna a liquidez das ações alta.

A liquidez dos precatórios é considerada mais baixa, já que esses créditos possuem negociação em um mercado secundário específico e limitado, com menor movimentação e quantidade de investidores. Além disso, costumam possuir valores mais altos do que os das ações, o que dificulta a compra e a venda. A boa notícia é que é possível negociar os precatórios de maneira mais simples, a partir de R$4500.

Ibovespa x Precatórios, qual o melhor investimento? Para toda decisão, é preciso levar em conta o seu perfil como investidor, além dos seus objetivos financeiros. Avalie rentabilidade, segurança, prazo de pagamento e liquidez, anotando o que é prioridade para você. Quando tiver as respostas sobre o que é mais importante, a decisão ficará fácil.

Quer saber mais sobre investimentos? Confira o comparativo que fizemos entre Poupança x Precatórios e qualifique ainda mais seu conhecimento antes de investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *