Precatórios: a escolha rentável que você não pode ignorar

Atualizado em 23 de fevereiro de 2023 por natalia

Precatórios representam um tipo de investimento que, apesar de muito rentável, ainda passa despercebido entre a maior parte dos brasileiros.

No entanto, esses créditos podem ser interessantes para quem busca uma diversificação no seu portfólio por meio da alocação de capital em diferentes tipos de ativos.

Com esse tipo de investimento, é possível ter uma alta rentabilidade de maneira segura. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre a rentabilidade dos precatórios. É o que você verá neste artigo. Acompanhe!

O que são precatórios?

Precatórios são requisições de pagamento feitas pelo estado, geralmente em decorrência de processos judiciais em que o governo é obrigado a pagar uma dívida. Há créditos federais, estaduais e municipais.

Investir em precatórios pode ser uma opção interessante para investidores que buscam uma alternativa de investimento com rentabilidade atrativa e baixo risco.

Esse tipo de investimento pode ser uma forma de ter acesso a outros ativos interessantes além dos já conhecidos — ações, fundos imobiliários, tesouro direto, entre outros.

Para investir em precatórios, é necessário adquirir o crédito de um credor que esteja disposto a vender. Hoje em dia, há plataformas especializadas que oferecem precatórios ao investidor, funcionando assim como um mercado secundário. É possível encontrar precatórios com características diversas como rentabilidade, valor do investimento e prazo de pagamento.

É importante, no entanto, que o investidor esteja ciente dos prazos e das particularidades do processo de pagamento desses créditos, bem como dos riscos envolvidos ao investir. Por isso, vale a pena buscar ajuda profissional especializada.

Esse tipo de investimento é rentável?

rentabilidade de precatórios é atrativa porque, geralmente, oferece taxas de juros mais elevadas do que a poupança e os títulos do Tesouro Direto, por exemplo. Ou seja, pode gerar mais retorno do que outros ativos de renda fixa, como Tesouro IPCA, Tesouro Selic e CDBs, ao mesmo tempo em que mantém a segurança.

Como o precatório é uma dívida que o governo deve pagar, considera-se o risco desse tipo de investimento como sendo muito baixo.

Além disso, o precatório é renda híbrida, pois possui dois tipos de rentabilidade: renda variável (deságio) e renda fixa (correção). Deságio é o valor pelo qual se vende o crédito abaixo do seu valor nominal. Já a correção atualiza o montante conforme a Selic (taxa básica de juros da economia) ou pelo IPCA (índice de inflação usado no Brasil).

Esses ativos consistem em dívidas judiciais que o governo tem que pagar, geralmente com correção monetária e juros de mora, o que pode proporcionar um retorno muito mais alto do que outras opções de renda fixa.

No entanto, é importante notar que o investimento em precatórios requer certa experiência e conhecimento de mercado, bem como do processo de investimento. Por exemplo: é fundamental entender os indicadores econômicos que influenciam na rentabilidade dos créditos na hora de alocar capital.

É seguro investir em precatórios?

Investir com segurança em precatórios é possível. Afinal, os créditos são considerados seguros e estáveis, uma vez que contam com o respaldo do estado — responsável pelo pagamento.

Dessa forma, pode-se diversificar e, assim, diminuir os riscos em um portfólio de investimentos. Além disso, esses créditos já dão aos credores direito líquido e certo a receber do poder público, o que reduz a chance de calote.

Outro ponto é a definição sobre a rentabilidade entre as partes envolvidas quando se faz a negociação no mercado secundário, proporcionando maior segurança ao investidor.

Vale ressaltar que a negociação tem regulação e conta com fiscalização dos órgãos competentes, o que aumenta a transparência e a confiabilidade do processo.

Por esses motivos, o investimento em precatórios pode ser uma opção interessante para quem busca segurança e estabilidade em seus investimentos.

Como diversificar a carteira com os créditos?

Diversificar a carteira de investimentos é essencial para reduzir riscos e aumentar as chances de obter bons resultados. Ao incluir esse tipo de ativo em sua carteira, é importante considerar alguns pontos.

Em primeiro lugar, o investidor deve definir a quantidade de recursos. Assim, evita investir todo o patrimônio em um único ativo. É possível investir um pouco em precatórios, um pouco em ações, um pouco em fundos imobiliários, entre diversas outras classes de ativos que podem compor um portfólio.

Além disso, é importante avaliar o perfil do investidor e definir estratégias para otimizar a rentabilidade. Uma delas é investir em diferentes precatórios com prazos e taxas variadas. Assim, diversifica-se também dentro da porção da carteira destinada a essa classe de ativos.

Por fim, é importante ficar atento às regras e regulamentações que regem esse tipo de investimento. E também avaliar se ele se adequa ao perfil de risco e seus objetivos financeiros.

Como investir em precatórios?

Apesar de parecer algo inacessível para o pequeno investidor, o mercado mudou. É possível comprar cotas por valores bem mais acessíveis agora. Hoje aqui na Mercatório, há cotas a partir de R$4500, o que aproxima o investimento para muito mais pessoas — até mesmo o investidor pessoa física.

Porém, para fazer o investimento em precatórios com segurança, a recomendação é buscar informações sobre a reputação do intermediário que está cuidando da compra. Por isso, ter o apoio de plataformas de confiança, como a da Mercatório, para negociar os créditos é fundamental, já que evita golpes financeiros.

Contar com ajuda profissional pode ser o diferencial para melhorar seu retorno financeiro ao investir em precatórios. Afinal, cada crédito tem características próprias. Dependendo do prazo, da rentabilidade e do tipo, pode ser ideal para tipos diferentes de investidores.

Quer começar a investir em precatórios em uma plataforma exclusiva deste ativo? Cadastre-se na plataforma da Mercatório e fique atento às novas oportunidades disponíveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *