Comparativo de Investimentos -Precatorios x Tesouro SELIC

Tesouro Selic x Precatório: qual é o melhor investimento?

Atualizado em 14 de junho de 2023 por lorenna

Tesouro Selic x Precatório: qual dos dois ativos é a melhor opção de investimento? Como ambos oferecem vantagens e desvantagens, cabe ao investidor avaliar os prós e os contras antes de decidir onde colocar o seu dinheiro.

Neste artigo, faremos uma comparação entre precatórios e Tesouro Selic para apresentar as características e destacar os pontos positivos e negativos de cada um. Acompanhe!

O que é Tesouro Selic?

O Tesouro Selic é um título público emitido pelo Tesouro Nacional e tem sua rentabilidade indexada à taxa Selic. É um dos investimentos mais seguros do mercado, pois acompanha a variação da taxa básica de juros da economia brasileira.

O Tesouro Selic é ideal para quem busca baixo risco, além de liquidez diária para poder resgatar o dinheiro a qualquer momento.

Características do Tesouro Selic

Por ser um título público emitido pelo Tesouro Nacional, suas características são bastante específicas. O rendimento desse ativo tem como base a taxa Selic, que é a taxa básica de juros da economia brasileira. Desse modo, sua rentabilidade acompanha esse índice, que varia conforme definição do Comitê de Política Monetária (COPOM), do Banco Central.

Isso significa que é uma aplicação segura e estável, com rendimentos diários, uma vez que a taxa Selic possui definição diária.

Outra característica importante do Tesouro Selic é que você pode resgatá-lo a qualquer momento, sem prejuízos na rentabilidade, diferentemente de outros títulos do Tesouro Direto.

Além disso, muitos especialistas o consideram uma opção de investimento bastante líquida, pois é possível vendê-lo facilmente antes do seu vencimento no mercado secundário.

O que é Precatório?

O precatório é uma requisição de pagamento emitida pelo Poder Judiciário após decisão judicial que reconhece o direito de um particular ou entidade pública a uma indenização ou reparação de dano causado por outro ente público.

Esse tipo de decisão vem de processos judiciais que envolvem a cobrança de dívidas, desapropriações, ações trabalhistas, entre outros. Um jeito fácil de investir em precatórios é com a Mercatório, que oferece, além de oportunidades de investimento, suporte para que o investidor faça um bom negócio.

Características do Precatório

São muitas as características dos precatórios e o processo para sua obtenção pode ser longo e complexo, envolvendo diversas etapas, como o trânsito em julgado da sentença, a inscrição na lista de precatórios e a ordem cronológica de pagamento. Além disso, o valor do Precatório pode ser parcelado em diversas vezes, a depender da legislação vigente.

A diferença entre os precatórios alimentares e os precatórios comuns também é um fator primordial e que deve ser analisado antes da aquisição. Via de regra, os precatórios alimentares são pagos antes dos comuns.

Além disso, deve ser observado o ente federado que perdeu o processo judicial, dado que a fila de pagamento é individual para cada um. Ou seja, o prazo para o recebimento depende de quem você processou. Essa é uma grande diferença em relação ao Tesouro Selic, pois atualmente somente o governo federal está autorizado a emitir títulos (dívida) para se financiar. Portanto, para adquirir dívidas de outros entes federados, é necessário fazê-lo por meio dos precatórios.

O pagamento ocorre de acordo com um cronograma definido pela União, estados ou municípios, dependendo da disponibilidade financeira de cada um. Por fim, os precatórios são ajustados monetariamente e recebem juros, o que pode aumentar o valor final para o credor. Percebe-se, assim, que o mercado de precatórios é de grande porte e continua em expansão.

Tesouro Selic x Precatório: qual é a melhor opção?

Agora que você já viu as características dos dois investimentos, é hora de fazer uma comparação entre o Tesouro Selic e os precatórios. Para isso, vamos considerar alguns fatores, como rentabilidade e liquidez.

Rentabilidade

Em primeiro lugar, o retorno financeiro dos precatórios é significativamente superior àquele oferecido pelo Tesouro Selic. A rentabilidade real do Tesouro Selic, em ocasiões de elevada inflação, pode acabar sendo negativa — ainda que seja bem mais atrativa do que a poupança.

Assim sendo, a rentabilidade dos precatórios é superior e apresenta um retorno híbrido. Primeiramente, o investidor se beneficia da correção com base em um índice, como a taxa Selic ou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Além disso, há também a possibilidade de obter rentabilidade adicional por meio do deságio, ou seja, o valor de desconto que o investidor paga para adquirir o crédito.

Segurança

Ambos investimentos são considerados seguros, ainda que nenhum deles possua a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC).

Ainda que o Tesouro Selic não possua garantia do FGC, vale ressaltar que a probabilidade de o governo enfrentar dificuldades financeiras é significativamente menor em comparação a qualquer instituição financeira. Portanto, a segurança desse título é elevada.

A segurança dos precatórios, por sua vez, também é considerável. Mesmo sem a proteção do FGC, esses créditos também estão associados ao governo. Ou seja, eles apresentam uma segurança intrínseca decorrente de sua natureza de investimento. Como o devedor é o poder público — federal, estadual ou municipal — há uma garantia implícita do pagamento.

Além disso, os precatórios possuem emissão pelo próprio governo, o que os torna igualmente seguros, em termos de pagamento, em comparação a todas as modalidades do Tesouro Direto. Portanto, são ativos que funcionam de maneira diferente do investimento em ações, por exemplo, em que pode ocorrer a perda total do patrimônio.

Horizonte de Investimento

Quanto ao prazo de pagamento, a determinação do melhor investimento dependerá do perfil de cada investidor. Isso ocorre porque os prazos para receber o retorno financeiro diferem substancialmente.

No caso do Tesouro Selic, o retorno é diário. Ainda que seja mais comum ouvir sobre a rentabilidade anual desse tipo de título, seu reajuste ocorre todos os dias.

Já o prazo de pagamento dos precatórios pode se estender por vários meses ou anos. Porém, essa demora compensa por conta da rentabilidade desse tipo de ativo. Afinal, quem investe sabe que investimentos com prazos mais longos costumam apresentar um retorno maior.

Assim, a opção mais adequada dependerá do horizonte de investimento de cada um. É possível, inclusive, diversificar sua carteira de investimentos com os dois ativos.

Liquidez

Nos últimos anos, o Tesouro Direto mudou suas regras para que os investidores possam resgatar seus títulos e receber o dinheiro no mesmo dia.

As normas para a liquidez do Tesouro Direto incluem, primeiramente, a solicitação do resgate até às 13h em dias úteis. Se os títulos estiverem em processo de reprecificação, a liquidação ocorrerá no próximo dia útil. Nos fins de semana e feriados, a transação só finaliza seu processamento no próximo dia útil e utiliza os preços de abertura do mercado. Portanto, a liquidez do Tesouro Selic é muito alta.

É importante mencionar que a liquidez dos precatórios é relativamente menor, uma vez que esses créditos podem apresentar preços elevados e, consequentemente, podem ser mais difíceis de adquirir e negociar. Entretanto, esse continua sendo um mercado bilionário e que pode trazer uma boa rentabilidade ao investidor, além de já haver iniciativas para torná-lo ainda mais acessível.

Na nossa plataforma, é possível negociar precatórios com valores a partir de R$4.000,00, proporcionando mais praticidade e facilidade na hora de investir.

Tesouro Selic x Precatório: qual é o melhor ativo?

A escolha vai depender dos seus objetivos financeiros. Aqui você tem todas as informações mais relevantes sobre cada opção, além do comparativo com prós e contras para os dois investimentos. E, se não quiser escolher apenas um, pode apostar nos dois e diversificar a sua carteira de investimentos.

Se quiser já começar a investir em precatórios, acesse a nossa plataforma para encontrar as melhores oportunidades de fazer seu dinheiro render.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *