Debêntures vs. Precatórios: qual é a melhor escolha?

Atualizado em 9 de março de 2023 por natalia

Se você busca investimentos com segurança e rentabilidade, é provável que já tenha considerado diversas possibilidades, entre elas, debêntures vs. precatórios.

Ambos possuem suas particularidades. Por isso, é importante entender as diferenças entre eles para escolher a melhor opção para a sua carteira.

Neste artigo, vamos comparar debêntures e precatórios e ajudar você a fazer a escolha mais adequada para o seu perfil de investidor. Boa leitura!

O que são debêntures?

Debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas e negociados no mercado de capitais. Dessa forma, quem compra debêntures empresta dinheiro para a empresa realizar investimentos, como a construção de novas fábricas ou a expansão das operações no exterior. O funcionamento das debêntures é semelhante aos títulos públicos do Tesouro Direto.

O que são precatórios?

Precatórios são direitos de crédito, adquiridos com deságio, relativos a dívidas judiciais reconhecidas contra o estado, como indenizações e pensões. Investir em precatórios pode ser um movimento de baixo risco, já que há garantia de pagamento por parte do governo.

Debêntures vs. Precatórios: qual a diferença?

Debêntures e precatórios são tipos diferentes de investimentos. Primeiramente, debêntures são títulos de crédito emitidos por empresas para levantar recursos e financiar projetos. Os precatórios, por sua vez, são direitos de crédito adquiridos com deságio a partir de dívidas judiciais reconhecidas contra o estado.

Em outras palavras, as debêntures são um investimento privado, enquanto os precatórios são um investimento público, ligado às dívidas do Estado. Portanto, debêntures e precatórios têm características e finalidades distintas.

Além disso, debênture é um investimento de renda fixa e precatório tem características híbridas (elementos de renda fixa e variável). Por fim, as debêntures são emitidas por empresas, já os precatórios têm origem em ações judiciais contra o estado e representam uma forma de receber indenizações e pensões devidas pelo governo.

Como funcionam as debêntures?

As debêntures são uma forma de captação de recursos flexível e mais barata que o financiamento bancário tradicional, definida pela própria empresa e disponível para sociedades por ações  de capital fechado ou aberto.

De fato, a emissão de debêntures não envolve a venda de uma parte do capital para outras pessoas. Diferentemente do que acontece com ações, issoo evita a diluição dos investimentos dos acionistas.

Existem tipos diferentes de debêntures: conversíveis, simples, incentivadas, comuns, permutáveis, perpétuas e participativas. Além disso, as formas de remuneração mais comuns são prefixadas, pós-fixadas e híbridas. Esses ativos podem ajudar a diversificar a carteira.

Vale notar, por fim, que as debêntures incentivadas são isentas de imposto de renda e servem como captação de recursos para projetos específicos — com foco no desenvolvimento da infraestrutura do país.

Como funcionam os precatórios?

Investir em precatórios pode ser uma opção para investidores em busca de rentabilidade atrativa e baixo risco. Há créditosprovenientes dos governos federal, estadual e municipal.

Para investir, é preciso adquirir o crédito de um detentor que esteja disposto a vendê-lo. Existem plataformas especializadas que funcionam como um mercado secundário na oferta de precatórios. É uma forma de ajudar o investidor na escolha do portfólio.

Além disso, é possível até mesmo comprar cotas, que são mais acessíveis e podem custar a partir de R$4500 na nossa plataforma.

A rentabilidade dos precatórios também é atraente porque, geralmente, oferece taxas de juros mais altas do que outras opções de renda fixa. Esse investimento é híbrido, uma vez que possui a correção atrelada a um índice de renda fixa, como o IPCA ou a taxa Selic e o deságio  — diferença entre o valor a receber e o valor pelo qual o precatório foi vendido.

Por fim, é necessário ter experiência e conhecimento do mercado antes de investir em precatórios, pois há muitos fatores a se considerar.

Quais as vantagens e desvantagens das debêntures?

As debêntures são uma opção de investimento em renda fixa que oferece retornos mais altos em comparação a outros tipos de papéis, mas também envolvem um risco de crédito adicional da empresa emissora.

É importante notar as vantagens e desvantagens das debêntures. Investir em debêntures pode ajudar a diversificar a carteira, mas alguns títulos podem ter prazos de vencimento muito longos e baixa liquidez.

O principal risco é o de “calote” da empresa emissora, mas as debêntures podem oferecer garantias como garantias reais, flutuantes, quirografárias ou subordinadas aos investidores.

Por fim, as debêntures não contam com o seguro do Fundo Garantidor de Créditos (FGC). Por isso, vale a pena ficar de olho nos indicadores econômicos para entender o que pode impactar as empresas.

Quais as vantagens e desvantagens dos precatórios?

De fato, precatórios podem ser uma opção interessante para quem busca segurança e estabilidade em seus investimentos. Por isso, é importante avaliar as vantagens e desvantagens dos precatórios.

Como o devedor é o estado, pode-se dizer que esse é um investimento seguro. Tanto é que o mercado de precatórios já é bilionário. Além disso, a alta rentabilidade para um investimento tão seguro é outro ponto forte, pois ele funciona como renda híbrida.

Entretanto, um ponto negativo é que o prazo para o pagamento pode ser longo e, por isso, investidores podem ficarinsatisfeitos com essa demora.

Assim sendo, para investir em precatórios com segurança, recomenda-se buscar informações sobre a reputação do intermediário que está cuidando da compra, além de contar com ajuda profissional.

Como investir em debêntures?

Antes de investir em debêntures, é importante avaliar seu perfil do investidor e a rentabilidade oferecida, bem como a data de vencimento e o rating da empresa emissora.

Há um mercado secundário de debêntures, assim como ocorre no mercado de ações, mas o valor desses ativos pode flutuar.

A compra pode ser feita diretamente no mercado secundário ou durante uma oferta pública de distribuição.

Como investir em precatórios?

Investir em precatórios tem se tornado cada vez mais acessível. O investimento é feito a partir da compra direta com o credor ou por meio de plataformas específicas.

O primeiro caso vem com mais risco e exige conhecimento avançado. Porém, a segunda possibilidade torna a prática mais acessível.

Seja qual for a escolha, investir em precatórios pode ser bastante rentável ao investidor.

Debêntures vs. Precatórios: em qual devo investir?

Tanto as debêntures quanto os precatórios são opções de investimentos de renda fixa, que oferecem uma remuneração preestabelecida.

Porém, há algumas diferenças importantes entre elas. As debêntures podem oferecer maior rentabilidade, mas também apresentam maior risco de inadimplência por parte da empresa emissora.

Já para os precatórios, muitos investidores consideram esses ativos seguros e estáveis, pois contam com o respaldo do estado. O ponto negativo é que tendem a demorar mais até que o pagamento ocorra.

Portanto, a escolha entre debêntures vs. precatórios dependerá do perfil de risco e dos objetivos financeiros de cada investidor. É importante entender que cada tipo de investimento possui suas próprias características e riscos. Por isso, é crucial avaliar cuidadosamente as opções disponíveis antes de tomar uma decisão de alocação de capital.

Para conseguir fazer seu investimento em precatórios com ajuda de um profissional, faça seu cadastro na nossa plataforma e conte com ajuda profissional.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 pensamentos em “Debêntures vs. Precatórios: qual é a melhor escolha?”